Compartilhar

Responda rápido: quantas peças de roupas você comprou e descartou somente nos primeiros 6 meses desse ano?

Aposto que muita gente não se lembra do número certo, mas com toda certeza suas compras fazem parte das inúmeras peças que após usadas (as vezes uma única vez) vão parar no meio ambiente, acumulando e poluindo.

Sacola cheia que depois será despejada no meio ambiente.

Pois é. A industria da moda que é grande responsável por liberar no nosso planeta 10% das emissões globais de gases-estufa e eliminação resíduos tóxicos nas águas.

Mas somos nós, consumidores, que agora estamos contribuindo para poluir mais nossas cidades e países, através do consumo exagerado de roupas que servem apenas ao propósito comercial ou da acelerada busca por aceitação que o mundo nos impõe.

Em pesquisa recente realizada junto aos consumidores do Reino Unido, o Censuswide apurou que um em cada quatro entrevistados se sentiria envergonhado vestindo uma roupa para uma ocasião especial mais de uma vez.

Isso por si só já revela o quanto cada pessoa somente nesse contexto deve gastar com roupas “descartáveis” apenas para não passar pelo “mico” de repetir um modelo.

Por exemplo, em festivais de música, como Glastonbury e Coachella, o gasto com roupas que serão usadas apenas para esses eventos representa cerca de R$ 30 milhões.

Somente nesse verão de 2019 o Censuswide estima que os britânicos irão gastar o equivalente a R$ 13.5 bilhões somente em moda fast-fashion.

Imagine onde vai parar toda essa roupa?

Tudo por um like. Looks que nunca mais serão usados.

Num mundo que está adotando cada vez mais o compartilhamento, esses dados vão totalmente na contramão do consumo consciente.

Ninguém tem que deixar de gostar de moda, mas tem que gostar mais de mundo.

A moda é cíclica e de renova a cada estação, isso não quer dizer que suas roupas precisam ser renovadas na mesma frequência. Tente exercitar mais a sua criatividade, pode seguir as tendências mas com aquilo que já possui. Seu bolso e principalmente o seu planeta irão agradecer.

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado

Posts Relacionados