Compartilhar

Não sei como chegou até aqui, mas se chegou pensando que seria mais uma notícia para falar sobre a tão falada “Off-white” com alguma nova collab com a Nike ou com novidades na carreira do Virgil. Não é bem isso que você irá ler...

Já parou para pensar o que compõe uma marca?

Muitos associam marcas principalmente com um logo. O que não está errado, mas também não está 100% certo. Para o dicionário do google, marca é: substantivo feminino 1. ato ou efeito de marcar. 2. traço, sinal, impressão deixada por alguém ou algo.

Neste ponto que queria chegar e questiona-los.

A marca sem marca, surge com a “termo/marca” “Brandless” que de acordo com ela, os seus produtos não são associados a nenhuma “marca”. Suas embalagens minimalistas com apenas descritivos de produto, demonstram a transparência e a simplicidade que oferece com produtos a preços acessíveis, porque conseguem focar em qualidade do produto ao contrario de todos os gastos associados ao marketing por trás de “marcas”.

Produtos da marca “Brandless”

O que isso tudo tem haver?

A verdade é que marcas são marcas, independentes de terem um logo ou não. O que compõe uma marca está em toda a experiência e conceito que ela traz e a “Off White” é a prova disso, eles não possuem um logo, mas todo um universo gráfico minimalista baseado na ironia do mercado de consumo, vendendo uma jaqueta com sua descrição “logo”, de forma simples e
direta, conseguiu inovar e em tão pouco tempo se tornar uma das marcas mais “hypadas” atualmente.

Jaqueta “Logo” feita na colaboração da Off White com a Nike na coleção "FOOTBALL, MON AMOUR" lançada em 2018.

Outra visão conceitual da Off White, que só mesmo um designer poderia reparar é o uso da sua tipografia “Helvetica” que é uma das fontes modernistas mais utilizadas no mundo, e já fez e faz parte de diversas marcas como Jeep, Panasonic, American Apparel, The North Face ….
Uma bela critica ao consumismo, se apropriando da própria “falta de identidade” parar criar uma identidade única. A reflexão que fica é até quando uma marca poderá se inovar baseando-se sempre no mesmo conceito “brandless”?
No fim, marcas são marcas e uma hora será preciso se reinventar.

• Conheça mais a marca “Brandless” em https://redantler.com/work/brandless Mesmo se vendendo sem marca, ela é sim uma marca com características únicas e bem marcantes, poucas marcas conseguem ser assim, é um belo case interessante para estudo!

• Chegou aqui achando que ia saber sobre a Off White e se “decepcionou”? Não fica assim. Confere esse vídeo feito pelo Elito, lá você vai conhecer melhor o que é marca. https://www.youtube.com/watch?v=bnp2srYrLQM

• Ficou sabendo que a após 35 anos a Fonte Helvetica atualizou? Confira aqui quais foram as novidades e veja se você consegue ver a diferença. https://www.monotype.com/fonts/helvetica-now/

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado