Compartilhar

Se você curte música com certeza já ouviu “Old Town Road”, hit que acaba de atingir o recorde de faixa de Hip Hop que está há mais tempo no primeiro lugar da Billboard Hot 100 (a mesma lista que Drake desbancou ninguém menos que os Beatles).

Agora o que muita gente pode não saber é que quem fez essa música é um cara de 20 anos, norte-americano, negro e gay. Para uma sociedade ainda cheia de restrições, esse “perfil” pode não ser o mais sugestivo dentro dos padrões do que muitos acham necessário para se fazer sucesso.

Contudo isso é exatamente o que esse cara sorridente, talentoso, perspicaz e muito esperto está colhendo, o sucesso. Conheça um pouco da trajetória de Montero Lamar Hill, mais conhecido como Lil Nas X.

Country ou Hip Hip? Quando é para ser sucesso não importa.

Até Dezembro de 2018 seria difícil achar quem conhecesse Lil Nas X, um cara que usava seu quarto na casa da avó em um estúdio para produzir músicas, memes ou qualquer outra coisa que viralizasse na internet.

Como todo jovem da sua idade, a meta claro, era acertar a mão em alguma das empreitadas, para quem sabe faturar com isso por algum tempo ou até por um “bom” tempo. Então numa dessas tentativas ele criou uma música, “Old Town Road” juntando um monte de coisas que não fariam sentido para ninguém estarem num mesmo projeto, mas para ele sim.

Um beat de um produtor holandês feita sob uma música do Nine Inch Nails , frases curtas para grudar como chiclete, uma estética country, uma pegada Hip Hop para não fugir as suas raízes, estava pronto o sucesso que ninguém sabia que viria, mas atingiria a todos.

Agora faltava lançar a coisa toda. Então vem ai o pensamento perspicaz que comentamos lá no início. Se classificasse a música como Hip Hop, as chances dela bombar iriam diminuir substancialmente. Então Lil Nas X resolveu categorizar “Old town road” no estilo country e mandou bala (associação infame eu sei) no SoundCloud.

Deu certo e o hit alcançou a 19ª posição, mas ai veio um puxão de orelha da organização da “Billboard” que excluiu a canção da parada country, usando o argumento de que ela não “abraçava elementos suficientes da música country de hoje”.

Nesse momento e apesar disso, Lil Nas X já tinha conseguido emplacar seu hit. Apadrinhado pelo músico e produtor Billy Ray Cyrus (sim, pai da Miley), não dava mais para parar o menino. Ele mandou ver num remix da música, e desde que foi lançada essa versão ela alcançou o topo da Billboard Hot 100 e não tem hora para sair de lá.

O legal de tudo isso é que o jovem Montero fez bem mais do que só um hit de sucesso. Ele misturou algo como água e óleo, pois estamos falando de dois estilos musicais muito famosos nos Estados Unidos e que não se conversam. Muito pelo contrário, são como castas, cada um pro seu lado. Não mais, agora pelo menos em “Old Town Road” ele convivem juntos e harmoniosamente.

Billy Ray e Lil Nas. Não é rap com samba, mas ficou bem legal!

Mas o menino Lil Nas X não quer parar por ai. Já lançou seu EP batizado de “7EP”, já pela Sony, com seis novas canções e colaborações que vão de Blik-182 a Cardi B.

“7EP” Lil Nas X

Se o sucesso de Lil Nas X será passageiro ainda não dá para dizer. Os próximos passos do artistas serão fundamentais. Mas se depender se seu esforço e talento pode ser que seja bem mais do que um improvável sucesso como muitos acham. Quem viver verá!

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado

Posts Relacionados