Compartilhar

As redes sociais hoje fazem parte da vida das pessoas e muitas vezes ditam suas preferências, desejos e até opiniões. Muito disso é (ou era) motivado pelos LIKES que os perfis que o usuário segue recebem. Isso é normal, as pessoas tendem a seguir aquilo que é mais bem avaliado. Mas ter mais likes diz exatamente se o conteúdo é bom?

Por isso mesmo o teste feito pelo Instagram desde o último dia 17 de Julho pode nos revelar que estamos consumindo sob o “efeito manada” ou seja, indo para uma direção que nem sequer sabemos onde vai dar, apenas porque todos (ou a maioria) está indo.

Isso não quer dizer que os perfis que até então possuíam muitas curtidas não produzem conteúdos de qualidade, muitos o fazem e justamente por isso atraem tanta gente. Há de se destacar que conteúdo de qualidade não se resume a uma matéria bem elaborada e escrita gramaticalmente correta e que fale coisas sérias. Nada disso. Uma bela foto, um pensamento, uma piada, tudo que existe no mundo das redes sociais são conteúdos consumidos por milhões de pessoas a todo segundo.

Não é incomum acompanharmos um perfil que no íncio investe muito para produzir conteúdo visando as curtidas e depois que consegue vai com o tempo minando a qualidade e focando apenas naquilo que dá mais visibilidade.

Aquele blog que destrinchava aquela série que você curte, com críticas bem fundamentadas e pesquisa perde em likes para um perfil que apenas posta uma foto engraçada. O especialista que sabe falar de música muito bem perde para aquele perfil que posta o hit da semana. A menina que passa vários dias testando looks e pesquisando tendências perde para aquela foto cheia de filtros de um final de semana com as amigas num iate.

As redes sociais são business. FATO! Mas também são ambientes em que as pessoas buscam se inspirar, se divertir, compartilhar. Passamos mais da metade do nosso tempo imersos nessa “second life” tentando ser parte daquilo que muitas vezes nem gostamos, mas queremos estar sempre envolvidos dentro do que todos curtem.

Pense que seu like vale muito. Ele é a sua manifestação autônoma e livre de que aquilo que está sendo avaliado é bom para você. Sim para você. Imagina só se o Instagram por exemplo lhe enviasse mensalmente um extrato de suas curtidas, mostrando tudo aquilo a que você deu seu LIKE. Com certeza muita coisa não faria sentido, muitas você sequer lembraria. Mas aquele conteúdo que você leu e te marcou não precisa de like para ser lembrado, pois se for realmente bom, ficará na sua cabeça e não no histórico da rede social.

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado

Posts Relacionados