Compartilhar
Keanu Reeves vive Johnny Mnemonic (1995)

Quando assisti o filme acima, Johnny Mnemonic, fiquei boquiaberto com a “viagem” que era um cara fazer um download direto no cérebro! Pow…conectava um cabo (na época nem era USB sequer) e mandava toda a informação para dentro do globo. Anos depois, novamente me vi com aquela cara de “quê isso” quando assiti Matrix, coincidentemente ou não, o ator principal era o mesmo: Keanu Reeves.

Agora, 25 anos depois de Johnny conectar sua cabeça a um computador, eis que o Bilionário com as ideias mais megalomaniacas do planeta divulga que vai apresentar um projeto de um chip, isso mesmo, um chip que  implantado no corpo humano vai conectar cérebro e smartphone. 

Elon Musk e sua startup Neuralink prometeram para amanhã – 28 de Agosto – uma apresentação on line para divulgar as novidades sobre o projeto de IA. Mas antes que alguém especule que isso vai servir para que governos tenham acesso aos dados e agora quem sabe “pensamentos” dos cidadãos, calma. O objetivo, pelo menos incial, da empreitada é ajudar pessoas com lesões físicas e/ou motoras. Tecnologias desse tipo já estão em desenvolvimento, auxiliando pessoas deficientes a tentar voltar a controlar sentidos e condições perdidas por acidentes ou doenças, mas o projeto de Elon, claro, quer ir bem mais além. 

Tal projeto está levantando muitos questionamentos na comunidade médica-científica, que acha que tais procedimentos ainda carecem de mais testes e observação de seus efeitos, principalmente na cognição da mente.

Se estamos prestes a dar mais um passo para um futuro que sempre vimos em filmes de ficção, e ainda, se  isso realmente é bom…bem, saberemos em breve. Por ora vou baixar uma atualização no meu smartphone da maneira convencional. 

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado

Posts Relacionados