Compartilhar

Em 1982 o designer Bruce Kilgore desenvolveu o Air Force One para atender ao desejo de performance dos atletas de basquete. A aparência do tênis era diferente de tudo que havia até então. Um cabedal robusto para dar encaixe, um cano alto para proteger os tornozelos que ainda era reforçado por uma tira que o envolvia (o tão famoso Strap), uma midsole larga para poder comportar a recém criada tecnologia ‘Air” e um solado serrilhado que serviva para dar aderência mas também para suavizar a impressão que o solado alto.

Como o sneaker não era lá muito convencional, foi necessário investir numa divulgação que o tornasse desejado. Então a Nike convocou alguns dos talentos mais promissores do basquete para se tornarem garotos-propaganda do AF1. 

A coisa deu certo e então não parou mais. Em 1983 a Nike lançou a versao Low (cano baixo) que rapidamente caiu no gosto do público. Começava então uma história que dura 37 anos. Em 2001 enfim uma versão feminina foi lançada e hoje é inconteste o amor delas por esse Sneaker.

O Nike AF1 é o modelo com maior número de versões da história. Além da trinca mais conhecida: High, Mid e Low, esse snekaer atemporal já teve diversas variações de cores, materiais, tecnologias e sempre se mantém como um dos mais queridos pelos Sneakerheads.

Af04

Conhecer a história do Air Force One é obrigatório para qualquer um que deseje imergir na cena Sneaker. Existem muitos documentários disponíveis, mas um deles é muito especial. Divido em 2 episódios traz a história do AF1 e a famosa passagem dos “3 amigos” que foram empresários de Baltimore que fizeram uma campanha para que a Nike não descontinuasse o modelo.  

Há também o “Nike Air Force 1: The Legend Behind Nike’s Perfect Shoe” que traz um resumo sobre toda a história.

Algumas curiosidades sobre o Air Force One:

A inspiração do seu nome é claro: o avião presidencial dos Estados Unidos

Foi o primeiro tênis de basquete que utilizou a tecnologia Air

Já foram produzidas mais de 2000 variações do AF1

É o sneaker mais usado por rappers em todo o mundo

A medalha existente no lace do AF1 se chama “Deubré” e significa algo como “coisa”

Dr Dre é embaixador do AF1. Dizem que ele usa um par novo por dia

O AF1 é o tênis esportivo mais vendido de todos os tempos, faturando cerca de US $ 800 milhões por ano em receita

DJ Clark Kent possui mais de 6.000 AF1’s

O AF1 foi lançado em 1982, mas só chegou a Europa em 1995

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado

Posts Relacionados