Compartilhar

Você talvez ainda não tenha ouvido sequer falar do Tik Tok, mas pergunte a qualquer adolescente e ele com certeza vai saber do que se trata.

O app que está dando o que falar no mundo das redes sociais foi desenvolvido pela chinesa Bytedance Inc e basicamente dá ao usuário a condição de criar vídeos de no máximo 15 segundos, tempo mais do que suficiente para criar uma música chiclete, um meme viral, uma campanha para seu pequeno negócio, enfim, usar a criatividade a serviço do seu objetivo.

Mas o que ele oferece de diferente das demais redes sociais já conhecidas?

A simplicidade de como ele funciona e seu conteúdo, digamos, até certa forma lúdico é o que mais atrai novos usuários.

A ordem principal é brincar e entreter. Nada, pelo menos ainda, parecido com a frenética e cansativa luta diária por visualizações e curtidas que vemos e sofremos.

Os números do Tik Tok chancelam seus sucesso. Só em 2018 ele foi bais baixado do que o Instagram, o Snapchat e o YouTube. Ai você pode dizer: “mais todo mundo já baixou esses apps por isso o Tik Tok está sendo mais baixado”…Contudo se lembre que todos os dias milhões de novos usuários entram no mundo das redes sociais e tem prefirido o app chinês, além do que os usuários de outras redes também tem utilizado mais o Tik Tok em detrimento de outros.

Influenciadores já estão surfando na onda do app, interagindo com sues seguidores através de novos formatos de conteúdo. Marcas também já aderiram a ele, produzindo peças de marketing com seu formato.

Mas é na divulgação de novos talentos da música que o Tik Tok se destaca mesmo. Quer alguns exemplos:  “Old Town Road” de Lil Nas X, também “Uno” de Ambjay e “Good as Hell” de Lizzo bombaram no app antes de entrarem no mainstream.

O TikTok afirmou já ter 500 milhões de usuários mensais em todo o mundo. A maior parte são pessoas comuns. Uma dona de casa que melhorou suas vendas de cupcakes promovendo seus vídeos na plataforma do Tik Tok, um dentista que posta vídeos bem humorados de seu trabalho com fundo musical relativo ao que está fazendo, ou seja, o Tik Tok permite que as pessoas comuns fiquem famosas muito facilmente, se  a fama será duradoura ai é outra conversa.

O algoritmo usado peo Tik Tok é o grande responsável por isso. Ele avalia as postagens e as impulsiona para o maior número de pessoas e gira o mesmo entre os usuários de igual perfil. Um círculo virtuoso.

Mas nem tudo são flores. Apesar da rápida repercussão existir num mesmo ambiente de um já consagrado YouTube gera enormes desafios, um dos princiais é o que mencionamos no início: a juventude de seu público. A plataforma se esforçado para atrair um público mais “experiente” que são em sua maioria as grandes consumidoras das redes sociais e esses ainda preferem as redes tradicionais.

Mas é só o começo do Tik Tok, vamos ver se ele vai brigar de igual para igual com seus concorrentes ou será engolido (ou comprado) por eles.

Compartilhar

Comentários

Seu endereço de email não será publicado

Posts Relacionados